ANFIP participa do Estadão Live Talks sobre Covid-19

377

A ANFIP, representada pelo assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Antonio Romero, acompanhou o ‘Estadão Live Talks’ desta terça-feira (28/4), que teve como tema o combate à pandemia da Covid-19 e as estratégias necessárias para impedir a disseminação do novo vírus no Brasil. O debate contou com o convidado especial Jarbas Barbosa, vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A série é o novo programa de entrevistas lançado pelo Jornal para discutir os assuntos mais relevantes do momento. Nesta semana, teve como apresentadores a colunista Eliane Cantanhêde, o repórter Mateus Vargas e o médico do Instituto de Infectologia do Emilio Ribas, Sérgio Cimerman, que também é colunista do Estadão. O programa é transmitido semanalmente pelas redes sociais do veículo e terá como tema fixo, nesta primeira temporada, o coronavírus.

“Estamos recebendo um volume expressivo de informações sobre a pandemia. Temos que evitar a disseminação de outro vírus: o da fake news. Temos que ouvir e debater as medidas com base na ciência e não nas percepções pessoais sobre o tema”, avalia Vilson Romero. Segundo o assessor, o programa contribui muito para o esclarecimento da população, principalmente em tempos de calamidade.

Durante o debate, Jarbas Barbosa comparou as medidas que estão sendo tomadas no Brasil e em outros países do mundo para conter o avanço do vírus e deu recomendações sobre como a população deve proceder para se preservar. Uma das orientações foi que a máscara de pano não é tão eficaz quanto a máscara descartável e que seu uso não substitui outras medidas preventivas, como evitar sair de casa e ter hábitos regulares de higiene. Barbosa ressaltou, ainda, a importância do distanciamento social para retardar o processo de contaminação e falou sobre confiabilidade dos medicamentos já apontados como soluções de cura, testes rápidos para diagnóstico, vacinas e previsões de tempo para recuperação mundial.

Confira a íntegra do debate de hoje AQUI.