ANFIP presente no Ciclo de Debates sobre fundos de pensão

341

O assessor de Estudos Socioeconômicos da ANFIP, Vilson Antonio Romero, que também é conselheiro da Jusprev, participou nesta sexta-feira (29/1) do primeiro episódio do Ciclo de Debates2021 sobre “Mitos e verdades sobre déficits nos fundos de pensão”. A série de eventos é uma iniciativa da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Beneficiários de Planos de Saúde de Autogestão (Anapar) e da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).

Para debater o tema, participaram como convidados o economista e ex-superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), José Roberto Ferreira; o vice-presidente da Anapar e representante dos participantes e assistidos no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), Marcel Barros; e Cláudia Ricaldoni, membro do Conselho Deliberativo da Forluz e coordenadora regional da Anapar. Na coordenação dos trabalhos esteve o vice-presidente da Fenae, Marcos Saraiva.

Dentre os destaques abordados no evento, os palestrantes falaram sobre as diferenças entre déficits e rombos nos fundos de pensão, os impactos dos investimentos em Fundos de Investimentos e Participações (FIP) e apresentaram as experiências internacionais no tratamento dos déficits.

Também esteve em discussão o levantamento do Ministério da Economia, divulgado em novembro de 2020, em que mostra que os planos de previdência complementar dos funcionários das estatais federais acumularam déficit acima dos R$ 20 bilhões. Foram analisadas 24 instituições. Porém, desse total, apenas 12 empresas apresentaram déficit, a outra metade registrou superávit.

O Ciclo de Debates é realizado de forma virtual. Para participar, os interessados devem se inscrever no site das organizadoras do evento e mediante pagamento de taxa.