ANFIP prestigia atividades pelo Dia da Consciência Negra no Congresso

83

O presidente Vilson Antonio Romero acompanhou, nesta segunda-feira (20/11), as sessões do Plenário da Câmara dos Deputados e da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), do Senado Federal, realizadas em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

Comemorada anualmente no dia 20 de novembro, a data é destinada à reflexão a respeito da escravidão, do racismo e dos sofrimentos causados pelo preconceito. É também uma homenagem à vida e luta de Zumbi dos Palmares, líder negro e libertador de pessoas escravizadas, que morreu aos 40 anos, em 1695.

O senador Paulo Paim (PT/RS), presidente da CDH, disse que a data serve para ressaltar a participação do negro na formação do povo brasileiro e traz a oportunidade de reflexão sobre a luta e a resistência da população negra no Brasil.

Já na Câmara dos Deputados, a solenidade foi coordenada pelo deputado Vicentinho (PT/SP), um dos autores para que ocorresse a homenagem, e contou com a presença de diversos congressistas, lideranças do movimento negro e representantes da sociedade civil.

A ANFIP se une a esta justa homenagem e convida todos para se juntar à luta contra o racismo, por igualdade de oportunidades e por justiça social à população negra.