ANFIP Solidária: Ainda dá tempo de destinar parte do seu IRPF para os fundos da criança e do idoso

1736

Você sabia que pode escolher para onde vai parte do seu Imposto de Renda? Hoje (31/5) é o prazo final de entrega da declaração e você ainda pode fazer uma boa ação de maneira rápida e simples, sem prejudicar outras deduções de despesas com saúde, educação, dependentes, previdência privada ou pensão alimentícia.

A Campanha Destinação possibilita que os contribuintes encaminhem para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente ou ao Fundo do Idoso uma parcela do Imposto de Renda devido. Em tempos difíceis, como este de pandemia, qualquer ajuda tem valor incalculável e faz toda diferença na vida daqueles que mais precisam.

Apenas cidadãos que fazem a Declaração de Ajuste Anual pelo formulário completo podem deduzir do imposto devido os valores encaminhados aos Fundos. Até o prazo final de envio das informações para a Receita Federal, é possível destinar até 3% do imposto devido para os Fundos da Criança e do Adolescente e até 3% ao Fundo do Idoso.

Destinar é muito simples! Ao preencher a declaração, na ficha “Doações Diretamente na Declaração”, basta escolher quanto quer destinar e para quais Fundos. Se tiver alguma dúvida durante o preenchimento, o Menu Ajuda do programa do IRPF está disponível ao clicar a tecla F1. Depois, é só imprimir o Darf e pagar até o último dia do prazo de entrega da declaração.

Confira abaixo o vídeo produzido pela agência da Receita Federal do Rio Grande do Sul, com os detalhes do processo de doação.