Atenção! BB alerta sobre nova modalidade de golpe pela Internet

584

O Banco do Brasil publicou alerta sobre um tipo de golpe, conhecido como “mão fantasma”, que consiste no roubo de dados da vítima pelo celular, através de acesso remoto e em tempo real.

Segundo informações da instituição bancária, o golpe começa com uma ligação, na qual o criminoso se apresenta como funcionário de uma instituição financeira e solicita a instalação de aplicativo no aparelho da vítima. “As abordagens são variadas, mas, no geral, costumam causar um impacto emocional, afirmando que há uma movimentação estranha na conta, compras suspeitas, tentativas de invasão na conta, e até mesmo solicitação para atualizar mecanismos de segurança no aplicativo”, pontua.

O golpe continua quando o suposto atendente induz a pessoa a aceitar a instalação do aplicativo no celular, alegando que a medida é necessária para “descobrir” quem estaria usando o aplicativo do banco. Caso você receba esse tipo de ligação, não instale qualquer tipo de aplicativo no seu celular. Se isso ocorrer, os criminosos terão acesso a todo o conteúdo do seu aparelho.

O BB ressalta, ainda, que “os falsos funcionários são cordiais, falam bem, usam recursos tecnológicos, como as gravações das centrais, e simulam transferências para outros atendentes. Podem, inclusive, mascarar o número do telefone, se passando por falsas centrais bancárias”.

Como se proteger?

– se receber qualquer ligação, não instale nenhum tipo de aplicativo;

– não cadastre a mesma senha usada no banco em outros serviços;

– a forma oficial de baixar aplicativo é pela loja do seu celular (Play Store e App Store);

– nunca instale apps desconhecidos; e

– desconfie de mensagens que falem sobre benefícios exagerados ou com senso de urgência.

Com informações do Banco do Brasil.