Especialistas expõem análises sociopolíticas da pandemia de Covid-19

312

Em webinar, as possíveis alternativas e saídas para a crise brasileira foram discutidas sob as visões dos convidados André Singer e Sérgio Fausto, ambos cientistas políticos. O debate foi promovido nesta terça-feira (28) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Pela ANFIP, o assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Romero, acompanhou as apresentações.

Iniciando os debates André Singer, professor de Ciência Política na Universidade de São Paulo e Porta-voz da presidência da República no primeiro governo Lula (2003-2007), o país enfrenta hoje uma grande preocupação que vai além da pandemia do coronavírus. “Temos um acelerado deslizamento da democracia para o autoritarismo. O chamado autoritarismo furtivo decorre de uma transição sem haver golpe sendo conduzida por líderes democraticamente eleitos”.

Em continuidade, Sérgio Fausto, superintendente da Fundação Fernando Henrique Cardoso e co-diretor do projeto Plataforma Democrática, acredita que são poucas as chances de sucesso do governo federal em relação às atuais estratégias frente a crise política. “Não bastasse o presidente da República estar no local de uma manifestação antidemocrática, poucos dias depois ele faz novo momento radical na Polícia Federal”, diz.

Para Vilson Romero, debates como esse fortalecem a democracia e apresentam análises para importantes reflexões de quem assiste. “Nós, brasileiros, devemos acompanhar as questões sociopolíticas do país, não somente em apoio a possíveis bandeiras, mas em nome do crescimento da nação para que aqueles que estiverem no poder possam ser devidamente cobrados por cada eleitor”, avalia.

Assista no link: https://www.youtube.com/watch?v=WGnb7VAZS2w&feature=youtu.be