Fórum pela Redução da Desigualdade aprova manifesto à sociedade, governo e Congresso Nacional

332

O presidente Vilson Romero participou, nesta terça-feira (2/5), de reunião do Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social no Brasil, realizada para aprovar a versão final do manifesto dirigido ao governo e à sociedade, com propostas concretas de medidas que contribuam para a redução da desigualdade social em todo território nacional.

Os dirigentes deliberaram a criação de um grupo de articulação que irá solicitar reuniões com ministros da área de desenvolvimento social, além de audiências públicas com presidentes de comissões permanentes da Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Vilson Romero, que participou da construção do documento, se colocou à disposição para colaborar com sua divulgação e destacou a necessidade de o Fórum também marcar presença em Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas.

Entre os temas de principal destaque no manifesto, está a necessidade de mudança do modelo tributário brasileiro, na qual se insere o projeto de Reforma Tributária Solidária, produzido em parceria por ANFIP e Fenafisco, integralmente adotado pelo colegiado dos movimentos sociais.

As propostas abordam ainda a preservação e ampliação dos direitos sociais, a valorização do trabalho e da educação, o reforço da função social do Estado e a ampliação da democracia e da participação social. Confira o documento aqui.

O grupo irá pleitear assento no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável para apresentar as propostas.

Reforma Tributária – A atuação em favor da reforma tributária também esteve na pauta. Vilson Romero destacou a frequente participação da ANFIP nas reuniões do Grupo de Trabalho da Câmara responsável pela matéria, que deve entregar o relatório final dia 16 de maio. “Não sabemos o que virá, temos que estar atentos. O Fórum precisa constituir um grupo técnico de análise para sugerir emendas e posicionamentos quando o relatório do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB) estiver disponível”, alertou.