MCCE: Seminário Online Eleições 2020 arrecadará doações para Manaus

136

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral realizará o Seminário Online Eleições 2020, entre os dias 12 a 14 de maio, das 19h às 21h, com grandes nomes do direito eleitoral com o objetivo de arrecadar doações para pessoas em situação de rua em Manaus no estado do Amazonas. O evento irá abordar temas como a participação feminina, o combate à corrupção e o uso da tecnologia e a desinformação nas eleições.

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo fará a abertura solene do seminário online. A programação do evento irá trazer dois debates por noite. No dia 12 de maio, será abordado a Lei da Ficha Limpa e igualdade de gênero na política; no dia 13, a integridade eleitoral e o que vale na pré-campanha eleitoral; e na última noite, a desinformação nas eleições e a prestação de contas de campanha eleitoral.

O diretor do MCCE Luciano Santos destaca a importância do evento online: “Além de trazermos convidados renomados para discutir uma temática imprescindível para a democracia brasileira. Vamos ajudar uma organização que está atuando diretamente no combate ao coronavírus em Manaus, no apoio e assistência a população em situação de rua, vamos colaborar, e hora de demonstrar a solidariedade.”

O evento terá como expositores figuras importantes como: o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Joelson Dias; o ex-juiz de direito, Márlon Reis, redator do texto da Lei da Ficha Limpa; a juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Renata Gil de Alcantara, primeira mulher a assumir a Presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); a juíza do Trabalho, Noemia Garcia Porto, presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra); o promotor de Justiça e coordenador eleitoral do Ministério Público de Minas Gerais, Edson de Resende Castro, entre outros nomes.

O evento acontecerá na plataforma Google Meet, para participar é necessário inscrever-se pelo Sympla. Durante o evento, é possível enviar perguntas para os expositores pelo chat da plataforma. Será emitido certificado online para quem desejar.