No Planalto, ANFIP acompanha criação do Conselho de Participação Social

209

Diante de centenas de representantes e dirigentes de movimentos sociais e dos trabalhadores, nesta terça-feira (31/1), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou os decretos que criam o Conselho de Participação Social e o Sistema de Participação Social Interministerial. O evento foi realizado no Palácio do Planalto, em Brasília. A ANFIP esteve representada pelo presidente Vilson Antonio Romero, que também é diretor, pelo Distrito Federal, da Pública Central do Servidor.

Com a criação do Conselho, segundo o governo, será mantida a interlocução permanente com os movimentos sociais e as organizações da sociedade civil na construção de políticas públicas. Já o decreto que cria o Sistema de Participação Social institui, por sua vez, em cada um dos ministérios, uma assessoria de participação social e diversidade, que será coordenada pela Secretaria Geral da Presidência da República.

O ministro Márcio Macedo, da Secretaria Geral, informou que o Conselho será composto por 68 representantes de movimentos sociais e entidades representativas e as reuniões deverão ocorrer a cada três meses.

Ainda no evento, o presidente Lula aproveitou para defender temas que estarão em destaque em seu governo, como o combate à fome no país, o reajuste anual do salário mínimo, a preservação da Amazônia, a luta contra o feminicídio e a reforma tributária.

Também acompanharam o ato no Palácio do Planalto diversos deputados federais, senadores e ministros de Estado.

A cerimônia completa foi transmitida pelo YouTube e está disponível aqui.