Presidente da ANFIP coordena GT de combate à desinformação e à corrupção eleitoral no Brasil

405

Na manhã desta quarta-feira (12/01), o presidente da ANFIP, Vilson Antonio Romero, coordenou a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Cartilha Eleitoral do MCCE. O grupo foi formado na última reunião do Movimento, em 2021, e é responsável por estabelecer um diálogo claro e acessível sobre o tema com a sociedade, na busca pela democratização da informação e pelo fortalecimento do combate à corrupção eleitoral no Brasil.

No encontro virtual, os presentes debateram estratégias para alcançar, efetivamente, os eleitores urbanos e rurais de todo o país, com o intuito de conscientizá-los sobre a importância da democracia e da participação popular antes, durante e após o processo eleitoral.

Em consenso, foi decidido pela produção de cartilhas sem cunho político-partidário, com ilustrações e textos sucintos e de fácil entendimento. A ideia é que o material seja distribuído antes das Eleições de 2022, em pontos de maior concentração e fluxo direto de cidadãos brasileiros.

Mais detalhes serão discutidos na próxima reunião, prevista para o dia 26 de janeiro.

Sobre o Grupo de Trabalho

Além do coordenador, o GT é integrado por Eiji Yamasaki, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); Givanilson Porfirio da Silva, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); Luciana Bauer, da Associação Juízes para a Democracia (AJD); Marcelo Freiberger Zandavali, da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe); e Ângela Marinho e Jenildo Cavalcante, da Rede ODS Brasil.