Presidente da ANFIP é entrevistado no Programa Cartão de Visita

117

O presidente da ANFIP, Miguel Arcanjo Simas Nôvo, foi entrevistado pelo jornalista Zacarias Pagnanelli, que comanda o programa Cartão de Visita News, do Portal de notícias R7, na edição desta terça-feira (20/2).

Durante a conversa, que ocorreu em plataforma virtual, Miguel Nôvo falou sobre temas sensíveis para a carreira, como a necessidade de recompor o quadro de servidores, e sobre as principais pautas que a ANFIP tem atuado no Congresso Nacional e na representação dos associados em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Sobre a PEC Social, que atualiza a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 555/2006, reduzindo gradativamente as contribuições previdenciárias de servidores aposentados e pensionistas a partir dos 65 anos, o presidente da ANFIP explicou que a proposta visa resgatar um direito dos servidores que já contribuíram durante a vida laboral. “Se ele [servidor] contribui na atividade, não é mais para contribuir na aposentadoria. Mas, em determinado momento, o governo passou a cobrar essa contribuição dos inativos. A PEC vem propor que haja uma redução escalonada da contribuição para o aposentado e o pensionista. Estamos fazendo uma campanha para coletar assinaturas dos parlamentares para que a PEC entre na pauta do Congresso Nacional”, detalhou.

Ao ser questionado sobre o direito adquirido dos servidores, Miguel Nôvo argumentou que, mesmo assegurado em lei, as reformas no sistema previdenciário do país, feitas nos últimos anos, têm mitigado essa questão no funcionalismo. “Mesmo aqueles que estão em atividade, que têm o direito adquirido, com as reformas, passam a ter um pedágio. As reformas da Previdência têm tirado direitos tanto dos trabalhadores da iniciativa privada quanto dos servidores. Essa última reforma foi muito prejudicial”, disse o dirigente.

Outros assuntos também foram abordados pelo presidente da ANFIP, como a defesa da convocação dos aprovados no último concurso da Receita Federal, realizado em 2023, que estão no cadastro de reserva; os estudos da Entidade sobre a Seguridade Social; e o trabalho da Associação pela valorização dos Auditores Fiscais e da Receita Federal do Brasil: “Uma das nossas finalidades é levar à sociedade o que é o trabalho do Auditor Fiscal”.

A entrevista completa pode ser acessada na TV ANFIP (aqui). Confira ainda, no Instagram, o perfil @zacariaspagnanelli, o canal do Cartão Virtual News, bem como, no Portal R7, a coluna Cartão de Visita.