ANFIP detalha projeto de modernização para associados de São Paulo

110

A ANFIP promoveu um importante evento em São Paulo, na terça-feira (17/9), reunindo associados do estado para debater o futuro da Associação e os novos projetos que objetivam modernizar e fortalecer a representação nacional e cada unidade da federação.

A abertura da programação foi realizada pelo presidente Miguel Arcanjo Simas Nôvo e pelos coordenadores do Conselho de Representantes, Carlos José de Castro, e do Conselho Fiscal, Jamile Jabra Malke; e pelo presidente da Associação de São Paulo, Genésio Denardi.

O destaque do evento foi a apresentação do Projeto ANFIP do Futuro, iniciativa que visa unificar mensalidades e inscrições entre a Entidade nacional e suas representações estaduais.

Miguel Nôvo explicou que o projeto foi construído a partir de um cuidadoso trabalho, realizado junto às representações estaduais, e comentou sobre a Associação de São Paulo ainda não ter feito a sua adesão. “Está havendo uma interpretação diferente pela direção da Associação Estadual, que pretende discutir melhor o projeto”, ponderou. Ele acrescentou que esta foi a principal razão para a realização do evento: levar os esclarecimentos sobre o ANFIP do Futuro.

Ações da gestão – Também durante sua fala, Miguel Nôvo apresentou algumas iniciativas da gestão atual da ANFIP. “Completamos oito meses e estamos entrando no 9º mês de gestão. Já fizemos uma grande mudança na nossa Entidade. Além dessa vontade em implantar, até o final do nosso mandato [31/12/2025], o ANFIP do Futuro, implementamos algumas iniciativas, como o Associado Contribuinte, aprovada na Convenção de 2023, para que nós promovêssemos assistência formal aos herdeiros”, explicou.

Outras mudanças também foram apresentadas pelo presidente: “Estamos revendo contratos com prestadores de serviços e colaboradores para diminuir custos e aumentar a receita. No início da nossa gestão houve uma mudança considerável, porque estava vencendo o contrato com a Benevix, administradora do plano de saúde, e tivemos a coragem de mudar para outra administradora. Trabalhamos para aumentar a receita em benefício do nosso associado. A Entidade é mero instrumento do associado, e tudo isso é em prol dele.”

Segundo Miguel Nôvo, até o fim de 2025, quando encerrará o mandato, serão implementados outros benefícios aos associados, especialmente nas áreas jurídica e de serviços assistenciais, bem como o aumento de eventos nos estados, através do Projeto Sociocultural. “Esses valores serão transferidos da Entidade para as Estaduais. Estamos fazendo o máximo para prestar o melhor serviço. Esperamos deixar a Entidade mais leve para novos associados, por isso queremos modernizar. E o projeto da ANFIP do Futuro vem para eliminar algumas travas que existem hoje. Estamos tendo coragem e determinação para fazer isso”, declarou o presidente.

Tratativas da Estadual – Genésio Denardi esclareceu que a Estadual de São Paulo não é contra o projeto, mas que precisa de tempo para fazer as mudanças junto aos associados. “Na semana passada, fizemos aqui em São Paulo um evento para a exposição do que é o projeto ANFIP do Futuro. Inclusive, todo esse material está à disposição em nosso site. Para quem ainda tiver dúvidas, pode acessar as informações dessa reunião, que durou mais de três horas, lá no nosso site”, sugeriu.

Denardi também explicou que as decisões da entidade são tomadas em assembleia, porém, as duas assembleias permitidas anualmente pelo estatuto já ocorreram. “Nosso estatuto prevê duas assembleias anuais, uma em maio, que é para, dentre outras coisas, promover alterações estatutárias, e em setembro, para as eleições. As eleições da Associação tiveram início dia 16 de setembro e vão até o dia 30 de setembro”, disse o dirigente.

Por estas questões, Denardi afirmou que a Estadual não pode realizar outra assembleia e que está em contato com a ANFIP nacional para obter prazo maior para analisar o projeto ANFIP do Futuro. “Estaremos constituindo uma comissão para que possamos sanar as dúvidas”, completou.

Conselho de Representantes – Carlos Castro, coordenador do CR, defendeu que o projeto busca equilibrar a relação entre a ANFIP nacional e as Estaduais, ressaltando a importância do apoio de todos para a implementação das mudanças. “Eu ouvi as palavras ‘dificuldades’ e ‘problemas’. Problemas e dificuldades existem quando as pessoas querem resolver as situações que se apresentam e queremos que elas sejam solucionadas em benefício de todos”, ponderou.

Ele também destacou o apoio e atuação do Conselho Executivo para a implementação do projeto. “O presidente Miguel apoia integralmente o projeto. Este é um novo momento da ANFIP. Quando estamos todos, diretores, conselheiros do Conselho de Representantes, que é a reunião de todos os presidentes de Estaduais e Representações, imbuídos desse propósito, não tenho dúvida que iremos resolver todos os problemas que surgirem da melhor forma, porque o que nos interessa é que o associado se sinta bem representado pela Entidade da qual ele se prontificou espontaneamente em participar. Por isso estamos aqui”, enfatizou Castro.

Conselho Fiscal – Jamile Jabra agradeceu a iniciativa da ANFIP nacional por organizar o evento que “era uma necessidade, um clamor dos associados de São Paulo”. “É uma satisfação me dirigir a todos vocês nesse momento em que está havendo profundas alterações no sentido de fortalecer as Estaduais em união com a ANFIP Nacional. Momento que ficará na história das entidades por sua busca em atualizações grandiosas e transformações significativas”, destacou.

A coordenadora do CF falou ainda sobre harmonia e trabalho conjunto: “Somos uma equipe que trabalha em harmonia e com o objetivo maior, que é o fortalecimento da ANFIP Nacional e de todas as Estaduais. O projeto ANFIP do Futuro vem trazer grandes inovações e, com isso, o engrandecimento e a projeção de todos, principalmente da Estadual de São Paulo, que representa praticamente um quarto da ANFIP Nacional”.

Para Jamile Jabra, o momento atual exige união para “discutirmos e decidirmos sobre importantes temas do futuro e suas projeções”. “Somos parte importante para as duas entidades e, nesse sentido, queremos a compreensão, a união e a responsabilidade dos dirigentes em optarem por caminhos benéficos. Que nossas decisões sejam as mais acertadas, tanto para as entidades quanto para seus associados”, finalizou.

Comissão técnica – Floriano José Martins, integrante da comissão técnica do ANFIP do Futuro, apresentou detalhes do projeto, em andamento há mais de dez anos, e o cronograma para a implementação da unificação das inscrições e das mensalidades associativas, que tem prazo até 31 de outubro para assinatura do termo de adesão.

O cronograma também inclui avaliação bimestral do projeto, em dezembro de 2024, e o período de outubro do ano corrente a março de 2025 para início e encerramento da implementação.

Durante o encontro, ainda foram realizadas palestras sobre ações judiciais, plano de saúde Unimed Vitória e questões relacionadas à aposentadoria e dos benefícios oferecidos aos associados. Além disso, foi disponibilizado atendimento jurídico e de serviços assistenciais aos associados que participaram presencialmente em São Paulo.

O evento foi transmitido pelo YouTube e está disponível no canal da TV ANFIP. Acesse aqui.