Conselhos da ANFIP planejam atividades para o segundo semestre de 2023

314

Os integrantes dos conselhos Executivo (CE), Fiscal (CF) e de Representantes (CR) se reuniram virtualmente, nesta segunda-feira (3/4), para discutir o calendário de atividades a serem desenvolvidas no segundo semestre de 2023. O encontro foi conduzido pelo presidente do CE, Vilson Antonio Romero, e pelos coordenadores do CR e CF, Carlos José de Castro e Ercília Leitão Bernardo, respectivamente.

Os dirigentes deram início à organização do trabalho parlamentar nas bases, envolvendo pautas de interesse dos servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas. A ideia, de acordo com Romero, é fortalecer e ampliar a articulação com parlamentares nos estados, contando com a colaboração das Associações e Representações da ANFIP em todo o Brasil.

Entre as prioridades, está a defesa da paridade; a redução gradual das contribuições previdenciárias dos servidores aposentados a partir dos 65 anos (PEC 555/2006); a criação da unidade gestora do Regime Próprio de Previdência Social da União; a dedução no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) das despesas indispensáveis para a qualidade de vida do inativo ou inválido; a defesa da autonomia da administração tributária e do voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Temas relevantes para a sociedade civil, como a Reforma Tributária, também serão abordados.

Além disso, durante a reunião, foi apresentado o cronograma da XXIV Convenção Nacional Ordinária (CNO), a ser realizada entre os dias 22 e 25 de setembro deste ano. A programação inclui os procedimentos para a eleição dos convencionais e orientações de recebimento e análise das propostas de reforma estatutária da Entidade. Mais informações serão divulgadas em breve.