XXVIII CN: Sessão Solene de Encerramento

588

Teve fim nesta quarta-feira (10/11) a XXVIII Convenção Nacional Ordinária, que reuniu Auditores Fiscais ativos, aposentados e pensionistas de todo o país para debater temas de interesse da categoria, bem como apresentar o próximo Conselho Executivo da ANFIP e as candidaturas individuais para o novo Conselho Fiscal. Devido à pandemia, o evento foi realizado pela primeira vez em formato 100% virtual, possibilitando o acesso seguro de todos os associados e convencionais.

Durante o encerramento, foi realizada a leitura e aprovação da Ata, que inclui todas as atividades e decisões tomadas no evento desde segunda-feira (8/11). Em continuidade, como orador da Sessão e representante dos demais convencionais, Nilo Sérgio de Lima cumprimentou a todos os presentes e se solidarizou com as perdas advindas da crise sanitária.

“O mundo mudou e vem ainda mudando em face deste mal. Neste contexto, se viu também a ANFIP, que teve que se reinventar para continuar sob externa defesa de seus associados e da sociedade, agindo de forma rápida e contundente. Foi também neste cenário que se viu obrigada a adiar a Convenção para o formato virtual, e assim a realizamos. Contudo, a distância não limitou nossos acalorados mas saudáveis debates. Sucesso e vida longa à gloriosa ANFIP!”, proclamou o orador.

Genésio Denardi, coordenador do Conselho de Representantes, elogiou o brilhantismo com o qual a ANFIP desenvolveu o evento. “Em determinado momento achávamos que não seria realizável, mas através da construção de ideias e reuniões entre os três Conselhos chegamos à conclusão de que seria possível. Tivemos alguns problemas, mas conseguimos”, disse.  E destacou que os erros servirão de lições para a realização de futuros planejamentos virtuais, formato que ainda será utilizado mesmo após a pandemia.  “Essa é a tendência do mundo atual”, ressaltou.

Representando o Conselho Fiscal, Assunta Di Dea Bergamasco agradeceu a confiança dos associados e a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento da Associação. “Nós tivemos que nos reinventar e procurar elementos e formas para exercer e cumprir o nosso mandato. Hoje, neste encerramento, após ter testemunhado o esforço de cada um, podemos afirmar que vencemos muitos desafios. Acertamos, erramos, mas sempre com um único objetivo: colaborar para que a nossa Entidade continue sendo uma das maiores entidades associativas de Auditores Fiscais da Receita federal do Brasil. Maior, não por ter o maior número de associados, mas por ser a única que resistiu e acompanhou as transformações de nossa carreira ao longo do tempo, e a única em que o associado se sente representado, defendido e acolhido”, declarou.

A coordenadora afirmou ainda que, mais do que nunca, a luta exige união, colaboração e comprometimento de todos: “Somente uma entidade como a ANFIP poderá contribuir com debates tão atuais na defesa da sociedade e dos associados ativos, aposentados e pensionistas; para não somente avançar, mas preservar as conquistas e o patrimônio histórico da Entidade e da construção da nossa carreira. Peço para que os eleitos tenham sabedoria para preservar e continuar com a nossa gloriosa ANFIP”. Ao terminar sua exposição, Assunta fez questão de saudar todas as gestões que passaram pela Associação, e, especialmente, a figura do atual presidente da Entidade, Décio Bruno Lopes, prestando uma breve homenagem de despedida. Confira AQUI o discurso na íntegra.

Margarida Lopes de Araújo, diretora da Fundação ANFIP de Estudos Tributários e da Seguridade Social, agradeceu a todos que trabalharam e contribuíram para a evolução da ANFIP e da Fundação no atual mandato. “A ANFIP sempre se reinventa. Ela tem 71 anos e continua jovem, esperta e emocionada, querendo fazer o seu melhor para seus associados. Isso me emociona”, compartilhou. A diretora desejou, ainda, força e saúde para a nova gestão que assumirá a Associação em 2022, e reforçou as boas-vindas aos colegas que participarão pela primeira vez do Conselho Executivo. “Cada um de nós que chega vai melhorando cada vez mais Entidade”, concluiu.

Para Floriano José Martins, coordenador-geral da Mesa Diretora, “é um momento de destaque e de grande importância na trajetória da Associação: “Em função da pandemia, a adaptação da ANFIP aos novos tempos foi de suma importância para o engajamento da máquina. Os temas aqui discutidos foram decisivos para tornar mais claro as diretrizes que haverão de nortear os rumos da categoria. É orgulho para todos nós pertencer a uma entidade com 71 anos de existência e que possui consistente luta, não exclusivamente para os associados, mas para toda a sociedade. Parabenizo e agradeço a todos que de forma direta e indireta contribuíram para a realização e o sucesso deste evento. Desejo ao novo Conselho uma excelente administração”.

Em momento de grande emoção, Décio Bruno Lopes, presidente da ANFIP, realizou o discurso de encerramento, citando os diversos desafios que enfrentou ao conduzir os trabalhos da Entidade, sobretudo com as inseguranças e incertezas trazidas pela pandemia. “Tudo na nossa gestão foi inédito, como o isolamento social e o mandato mais alongado da história da ANFIP, com duração de 2 anos e meio. Porém, conseguimos a aproximação dos associados e da sociedade, além da realização da primeira Convenção exclusivamente virtual. Também saímos de uma situação financeira deficitária para uma realidade de superávit, mesmo dando continuidade às atividades”, pontuou o presidente.

Décio Lopes destacou ainda que os resultados só foram possíveis devido às ações do Conselho Executivo, sempre com foco no associado. Para ele, foi fundamental trabalhar com harmonia, integração e liberdade de ação, juntamente com o apoio e participação dos demais Conselhos, colaboradores e filiados. “Tudo isso se resume a uma palavra: gratidão. Desejamos muito sucesso e uma profícua gestão à nova chapa do Conselho Executivo e ao próximo Conselho Fiscal”, concluiu.

Para finalizar a cerimônia com chave de ouro, foi sintonizado o Samba da ANFIP, um clássico interpretado por Amílcar Paré e apreciado por toda a família anfipiana.

A cobertura completa do evento pode ser conferida AQUI.