Operação Alumidas: RFB combate fraude no setor de reciclagem de alumínio

455

Na terça-feira (14/2), força-tarefa formada pela Receita Federal, Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul, Secretaria do Estado de Fazenda do Mato Grosso do Sul, Ministério Público do Mato Grosso do Sul e Policia Civil de São Paulo, deflagrou a Operação Alumidas, cujo objetivo foi desarticular esquema empresarial fraudulento responsável por robusta sonegação tributária no ramo de reciclagem e beneficiamento de alumínio, perenizando assim o combate às fraudes fiscais que permeiam parte do setor econômico responsável pela produção e reciclagem de alumínio no Brasil.

Estão sob investigação empresas que cometem de forma contumaz crimes tributários. O modus operandi das fraudes é evidenciado por um complexo esquema de recebimentos e pagamentos envolvendo empresas interpostas (laranjas), constituídas e utilizadas no intuito de serem responsabilizadas por eventuais autuações fiscais, dificultando a identificação dos reais beneficiários pelas fraudes.

Algumas das pessoas jurídicas investigadas já foram alvo de outras grandes operações, como a Blindagem Metálica, ocorrida em setembro de 2021, além de terem sido autuadas em outras oportunidades. Mesmo assim, persistem no não cumprimento de suas obrigações tributárias, tanto no âmbito federal como estadual.

A Receita Federal estima que a fraude tributária pode ter gerado prejuízo superior a R$ 500 milhões aos cofres públicos. Já no âmbito estadual, existe uma estimativa de sonegação tributária de aproximadamente R$ 200 milhões.

Foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Campo Grande, por aproximadamente 110 policiais civis, 43 Auditores Fiscais e analistas tributários da Receita Federal, nove Auditores e fiscais da Receita Estadual do Mato Grosso do Sul e membros do Ministério Público Estadual.

Fonte: Receita Federal do Brasil

Fonte: Receita Federal

Fonte: Receita Federal