Operação Modo Avião combate importação ilegal e sonegação de impostos

372

Foi realizada, na terça-feira (9/8), a Operação Modo Avião, uma ação conjunta entre a Receita Federal e a Polícia Federal. A Operação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa dedicada a atividades de lavagem de dinheiro e introdução ilegal de produtos eletrônicos no mercado brasileiro sem o devido pagamento de impostos, chamados crimes de contrabando e descaminho.

A ação consiste em 56 mandados de busca e apreensão nos estados do PR, SP e CE, além de dois mandados de prisão preventiva expedidos pela 14ª Vara Federal de Curitiba, com objetivo de apreender provas adicionais de práticas criminosas.

Mais de 300 agentes públicos estão envolvidos na operação. Além de atuar na apreensão das mercadorias que ingressaram irregularmente no País, a Receita Federal também realiza o levantamento patrimonial e acompanha a movimentação financeira dos suspeitos.

A estimativa de sonegação de tributos chega a R$ 428 milhões. Os investigados responderão pelos crimes de descaminho, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa, cujas penas máximas somadas atingem 22 anos de reclusão.

O trabalho indicou a existência de operações financeiras com a possível utilização de “laranjas” e “empresas de fachada” para a ocultação dos lucros obtidos a partir de tais ilícitos. Também foram identificados atos de lavagem de dinheiro realizados pelo grupo criminoso, que teria movimentado mais de R$ 1,2 bilhão nos últimos 18 meses.

Fonte: Receita Federal