Receita Federal apreende 12 kg de cocaína no Porto de Paranaguá (PR)

505

A Receita Federal apreendeu no início da manhã de terça-feira (9/5), 12 kg de cocaína no Terminal de Contêineres, no Porto de Paranaguá (PR). Os tabletes de cocaína foram encontrados junto à estrutura de um contêiner carregado com frango congelado que seria descarregado no Porto de Las Palmas, na Espanha, e o destino final seria o Porto de Zadur Durban, na África do Sul.

O método utilizado pelos traficantes foi o rip-on/rip-off, no qual a droga é inserida no contêiner sem o conhecimento do exportador. Os traficantes inseriram dois localizadores nos tabletes para localizar a carga no porto de destino.

Essa é a segunda apreensão realizada pela Receita Federal em Paranaguá nos últimos quatro dias, em situação idêntica. No dia 5 de maio, sexta-feira, foram encontrados 22 kg de cocaína, graças aos sistemas de gerenciamento de risco e à utilização do escâner.

Essa foi a nona apreensão do ano, efetuada pelos servidores do órgão no porto paranaense. Com a apreensão de hoje, já são 251,50 kg de cocaína apreendidos em 2023.

As informações sobre o caso foram repassadas às autoridades policiais, bem como às administrações aduaneiras estrangeiras para impulsionar o combate ao tráfico de drogas internacional.

Fonte:  Receita Federal