Receita Federal apreende quase 300 kg de cocaína no Porto de Santos

188

Na segunda-feira (16/01), equipes da Receita Federal, Polícia Federal e Marinha do Brasil realizaram uma operação de prevenção ao tráfico internacional de drogas na área de fundeio do porto de Santos. Foi efetuado um mergulho de inspeção em um navio carregado com celulose (um carboidrato utilizado na fabricação de papel, curativos, cápsulas de remédios, etc), que teria como destino a Turquia e a Itália.

A suspeita era de que haveria cocaína escondida no sea chest do navio, compartimento situado abaixo do nível da água utilizado para captação de água para resfriamento das máquinas da embarcação. Foram localizados 293 kg de cocaína.

A ocultação de droga no sea chest de um navio é caracterizada pela necessidade de uso de mergulhadores para a sua colocação e retirada, além de dificuldades adicionais para as equipes que atuam no combate a este tipo de ilícito.

Em 2022, foram registradas cinco ocorrências de localização de drogas ocultas no sea chest de navios no porto de Santos, totalizando 611 kg da droga.

Fonte: Receita Federal do Brasil

Fonte: Receita Federal