Receita Federal e PRF realizam ação conjunta contra transporte ilegal de agrotóxicos

624

Foram apreendidas mais de 5,5 toneladas de produtos químicos ilegais neste sábado.

A Receita Federal e a Polícia Rodoviária Federal estão realizando ações por todo o território nacional, visando coibir os crimes ambientais, mais especificamente o transporte ilegal de agrotóxicos. No último sábado (19/2), a PRF de Mato Grosso e a Receita Federal realizaram ações nos municípios de Pouso Alegre/MG e Morrinhos/GO.

Durante as fiscalizações nos dois municípios, foram abordados dois veículos transportando grande quantidade de insumos agrícolas. Os agentes, ao observarem os produtos transportados, atentando-se aos detalhes das características dos produtos, constataram diversos indícios de adulteração. O trabalho conjunto dos dois órgãos resultou na apreensão de 5,5 toneladas de agrotóxicos falsificados e contrabandeados, avaliados em R$ 470 mil, aproximadamente.

Além dos potenciais danos à saúde dos consumidores e ao meio ambiente que podem decorrer do uso de agrotóxicos ilegais, o contrabando também gera uma concorrência desleal com os empresários e agricultores que buscam comprar e vender os produtos dentro da lei.

A Receita Federal e a Polícia Rodoviária Federal continuam somando esforços para que este tipo de crime não prospere no país.

Fonte: Receita federal/ Gov.br