Receita Federal participa de ação de combate a crimes de lavagem de capitais

497

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, nesta quarta-feira (7/12), a Operação Receita de Família, com o objetivo de coibir a prática de crimes de organização criminosa, lavagem de bens, valores e capitais e de evasão de divisas.

As investigações indicam que a organização criminosa, formada por membros de uma mesma família, atuaria em vários estados, por meio de esquema ilícito de operação de câmbio não autorizada, com o fim de promover evasão de divisas do país.

Além disso, um dos envolvidos já fora condenado por diversos crimes tributários, contra o sistema financeiro nacional e de lavagem de dinheiro, e é reconhecido como um dos maiores devedores tributários pessoa física do estado de Minas Gerais. Seus débitos inscritos em dívida ativa se aproximam da cifra de R$ 1 bilhão.

Com vistas a obter novos elementos probatórios, foram expedidos oito mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária pela 11ª Vara Federal Criminal da SJMG, além da constrição patrimonial de bens móveis e imóveis de alguns dos investigados. Participaram da operação seis Auditores e Analistas da Receita Federal e 49 policiais federais, nas cidades de Belo Horizonte/MG e Nova Lima/MG.

Fonte: Receita Federal do Brasil