Em evento pelo fortalecimento do SUS, deputado defende investimentos na saúde pública (Jornal Pequeno – MA)

505

Um dos idealizadores da recém-criada Frente Parlamentar Mista Pelo Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (Frente Pró- SUS), o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) participou nessa quinta-feira (20) do 4º episódio do ‘Nosso SUS’, evento que debate o desenvolvimento de políticas públicas para a saúde.

Para o parlamentar, a pauta sobre o SUS ganhou notoriedade por causa da crise do coronavírus, com o reconhecimento de que os hospitais púbicos evitaram uma tragédia ainda maior, e agora é preciso extrair dessas constatações algumas consequências práticas.

“Este não deve ser um tema restrito aos profissionais da saúde, pelo contrário, precisa ser de toda a sociedade brasileira. A criação da Frente por dois parlamentares que não são propriamente da área é um sinal disto. Nossa ideia é envolver toda a sociedade no debate para termos melhores investimentos na saúde e boa gestão do dinheiro público, para tornar o SUS, efetivamente, um sistema universal pelo qual ele foi criado”, explicou Márcio Jerry.

Além do deputado, participaram desta edição a médica Gulnar Azevedo e Silva, presidenta da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Carlos Fernando Silva, secretário da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), e Mirocles Véras, presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia (CMB). A mediação ficou sob responsabilidade do jornalista Flávio Faria, diretor da Agência Senado.

FRENTE SUS – O evento terá um total de seis episódios, transmitidos ao vivo, sempre às quintas-feiras, às 10h.

Os encontros foram idealizados pela Agência Servidores, em parceira com a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), a Associação dos Servidores da Fundação Oswaldo Cruz (Asfoc-SN), o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e a organização sindical representativa dos servidores da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, do Tribunal de Contas da União (Sindilegis).

A Frente Mista Pró-SUS, criada por Márcio Jerry e pelo senador Weverton Rocha (PDT), recebeu mais de 200 assinaturas de parlamentares e apoio de diversos setores da área. A ideia é que o grupo atue em defesa da saúde pública e pela universalização do sistema a partir da mobilização do tema no Congresso Nacional.

Fonte: Jornal Pequeno – Maranhão