ANFIP participa de Encontro Regional Sudoeste e Sul da Abrapp  

135

O presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes, participou nesta sexta-feira (21/8) do Encontro Regional Sudoeste e Sul promovido pela Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), juntamente com Sindapp, ICSS, UniAbrapp e Conecta, evento que marca a abertura de uma série de encontros que ocorrerão em um novo formato, totalmente on-line. O assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Antonio Romero, também participou da reunião.

Na abertura, Luís Ricardo Marcondes Martins, diretor-presidente da Abrapp, destacou a importância dos Encontros Regionais, que é um dos eventos mais importantes do calendário do Grupo Abrapp. “É quando saímos para prestar contas e ouvir sugestões daquilo que podemos buscar em termos de soluções e aprimoramento para o nosso sistema”, disse.

Luís Ricardo fez ainda um overview das conquistas do sistema dos últimos 5 anos. “À luz de tantas ameaças que conseguimos superar, a gente comemorou pouco. Mas diante de tudo isso, agora, com o planejamento estratégico do sistema, a nossa solidez nos permitiu enfrentar a crise atual aguda. No início de 2020, estávamos com 100% de solvência, superávit agregado, e antecipamos questões que estão sendo tratadas agora com o advento da pandemia”.

Diretores Regionais – Os diretores das Regionais Sudoeste e Sul também participaram da abertura do evento, deixando uma mensagem de boas-vindas. Carlos Henrique Flory, diretor Executivo responsável pela Regional Sudoeste da Abrapp, deu um contexto do momento de crise que o mundo passa, e como o segmento de previdência complementar está superando a crise.

Ressaltando a representatividade do Encontros Regionais para o segmento, Jarbas Antonio de Biagi, diretor Executivo responsável pela Regional Sudoeste da Abrapp, ressaltou o evento desta sexta-feira como emblemático por ser o primeiro grande evento pós-pandemia.

 Ainda falando sobre as dificuldades e oportunidades com a crise, Cláudia Trindade, diretora Executiva responsável pela Regional Sul da Abrapp, destacou que o sistema está vivendo tempos únicos. “A pandemia nos impõe novos desafios, além daqueles que já vivemos no dia a dia das nossas entidades. Estamos em uma nova fase, construindo e comercializando planos instituídos e planos família”.

Diante dos inúmeros desafios de curto médio e longo prazo do sistema, Rodrigo Sisnandes Pereira, diretor Executivo responsável pela Regional Sul da Abrapp, avaliou que inúmeras também são as oportunidades do momento. “O primeiro grande desafio é o de uma nova reforma da previdência, já que toda economia gerada com a reforma realizada foi gasta com a pandemia, e essa crise antecipa uma nova reforma, com cada vez menos participação do governo na aposentadoria. O segundo desafio é a diminuição da renda das famílias que, aliada à longevidade, vai nos exigir um trabalho forte de educação financeira e previdenciária para garantir uma renda qualificada para a população”, disse.

Confira a cobertura completa dos painéis do Encontro Regional Sudoeste e Sul no Blog Abrapp em Foco.

Com informações da Abrapp.