Agafisp e ANFIP esclarecem andamento de ações judiciais e regras de aposentadoria

441

A Estadual da ANFIP no Rio Grande do Sul (Agafisp) e a ANFIP promoveram nesta terça-feira (31/10) a palestra “Aposentadoria e pensão dos servidores civis da União”, com a vice-presidente de Assuntos Jurídicos, Maria Beatriz Fernandes Branco, e o advogado Diego Cherulli, especialista em Direito Previdenciário. O evento, realizado presencialmente na sede da Agafisp, foi transmitido pela TV ANFIP.

Na oportunidade, Beatriz Branco apresentou as principais ações em andamento e a fase de tramitação em que se encontram, como o processo dos 28,86%, Gratificação por Desempenho de Atividade Tributária (GDAT), 3,17%, Unidade de Referência de Preços (URP), Gratificação de Incremento à Fiscalização e Arrecadação (Gifa), Gratificação de Estímulo à Fiscalização e Arrecadação (Gefa), contribuição previdenciária sobre 1/3 de férias, Gratificação de Atividade Tributária (GAT), bônus de eficiência, anuênio e quinquênio, Pasep, adicional por tempo de serviço.

A vice-presidente também falou sobre a Consultoria Previdenciária, serviço prestado pelo advogado Diego Cherulli, cujo prazo de envio de dúvidas e questionamentos já se encerrou, porém, conforme adiantou Beatriz Branco, as consultas podem ser retomadas no próximo ano. Confira aqui a apresentação completa da vice-presidente de Assuntos Jurídicos.

Regras de aposentadoria – Diego Cherulli também participou da palestra e explicou as regras para a aposentadoria e qual aplicar no momento de solicitar o benefício. O advogado detalhou os impactos das reformas da previdência e abordou a possibilidade de solicitar, para quem se aposentou nos últimos cinco anos, a revisão da aposentadoria. Cherulli deixou claro que “cada caso é um caso” e, na Consultoria Previdenciária, conseguiu atender vários associados, oportunidade em que o escritório apresentou simulações para indicar a melhor regra a ser utilizada. Na Agafisp, o advogado esclareceu diversas dúvidas apresentadas pelos associados presentes. Veja aqui a apresentação.