Reforma Tributária Solidária é destaque em seminário 

305

A ANFIP participou, na quinta-feira (13/2), da segunda edição do Seminário ‘Estado, Tributação e Desenvolvimento – Alternativas para um país mais justo’, promovido pelo Sindifisco Nacional.

Participando da mesa de abertura do evento, o presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes, enfatizou a importância de se realizar debates dessa natureza, principalmente num momento de enfraquecimento do Estado, “tanto para conscientização de todos acerca do que se passa no país quanto para a união das categorias do serviço público”, disse.

O seminário teve por finalidade discutir o papel do Estado no desenvolvimento econômico e social do Brasil, fazendo uma análise da conjuntura e discutindo estratégias de enfrentamento ao desmonte do Estado e do serviço público no país. Ademais, o evento trata da Reforma Tributária Solidária – Menos desigualdade, mais Brasil -, formulada pela ANFIP e pela Fenafisco.

Segundo Décio Lopes, o sistema tributário brasileiro aprofunda a concentração de renda e, consequentemente, as desigualdades sociais, não sendo, por outro lado, a causa das desigualdades, mas seu fator atenuante. Diante disso, torna-se imprescindível a interferência do Estado neste processo, para que haja nivelamento e promoção de um sistema tributário progressivo.

“Não existe Estado sem tributação, e só a tributação é capaz de trazer desenvolvimento econômico e social, para que os cidadãos, ao pagarem seus tributos, tenham retorno do Estado em forma de prestação de serviços básicos e de qualidade. Entretanto, o que se vê, nas últimas décadas, é o constante ataque à progressividade dos tributos e políticas de bem-estar social, além do esforço em combater o sistema de Seguridade Social”, destacou o presidente da ANFIP.

Para conferir a programação, acesse o site oficial do evento: http://seminarioetd.org.br/