ANFIP e Fundação analisam Seguridade em evento no RS

291

A ANFIP foi representada pelo diretor de Eventos, Cursos e Publicações da Fundação, Marcílio Henrique Ferreira, no XVII Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência no Estado do Rio Grande do Sul (SindisprevRS), realizado nos dias 16, 17 e 18 de setembro, na cidade de Canela (RS).

Na ocasião, Marcílio Ferreira palestrou ao lado de outros convidados no painel “A situação da Seguridade Social no Brasil”, realizado em 17 de setembro, apresentando dados sobre os efeitos da pandemia nos programas sociais, explorando aspectos do sistema previdenciário e sugerindo alternativas para incrementar e assegurar, a longo prazo, a sustentabilidade da Seguridade Social.

Entre as alternativas, o dirigente apontou a possibilidade de revisar as desonerações das contribuições previdenciárias sobre a folha de pagamento das empresas; criar mecanismos mais ágeis para a cobrança da dívida ativa da Previdência Social; e recompor o quadro de Auditores Fiscais para melhorar e agilizar a fiscalização do sistema. Durante as considerações finais, Marcílio aproveitou para ressaltar a necessidade de uma tributação mais justa e solidária no país e atentar para a importância do voto consciente nas eleições de outubro.

O evento foi um momento de reencontro dos previdenciários gaúchos, servindo para reflexão e debate sobre a conjuntura sociopolítica; a defesa das liberdades democráticas e a construção de alternativas para os trabalhadores; assim como pautas reivindicatórias e planos de luta envolvendo os direitos dos servidores públicos. O evento pode ser assistido pelo Facebook do SindsprevRS, aqui.