ANFIP acompanha ciclo de debates da Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa

222

Aconteceu nesta sexta-feira (3/7) o último evento da Semana de Lançamento da Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa. O debate foi promovido pela CLP-Liderança e teve como tema a seleção e carreira de líderes no serviço público. Representando a ANFIP, acompanharam a live as vice-presidentes de Relações Públicas, Maria Aparecida Fernandes Paes Leme, e de Assuntos Fiscais, Eucélia Maria Agrizzi Mergár, e o assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Antonio Romero,.

Nesta edição, participaram como expositores a ex-secretária de Planejamento dos Governos do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul, Leany Lemos; o advogado e professor de Direito Administrativo, Jorge Jacoby; e os deputados federais Alex Manente (Cidadania/SP), Fernando Monteiro (PP/PE) e General Paternelli (PSL/SP).

Ao abordar o tema, Jorge Jacoby destacou a importância de os órgãos públicos se livrarem da influência política, do corporativismo e do populismo no momento de criação de planos de carreiras e avaliações. “É necessário que esse órgão transversal seja colocado imune a essas influências”. Para o palestrante, um comitê transversal deve ser oriundo de vários setores e não exclusivo de apenas uma carreira.

Jacoby destacou ainda que não existe serviço público sem os servidores, portanto,, são necessárias mudanças e adequações para que haja os instrumentos de trabalho e garantias para o bom desempenho da função.

Em seguida, Leany Lemos elencou alguns tópicos que considera essenciais para serem implementados, dentre eles a flexibilidade em relação às diversas carreiras existentes; a disponibilidade de dados confiáveis de avaliação, não só de indivíduos, mas também de times e instituições; e o uso do reconhecimento e autonomia como forma de valorização do servidor. “A gente precisa premiar os servidores públicos que se destacam”, afirma.

Segundo Vilson Romero, “não é possível ter um sistema linear de análise de desempenho no serviço público, enquanto não pudermos ter a avaliação de equipe, de gestores e de órgãos, de forma articulada e transversal”.

Todas as lives do ciclo de debates estão salvas e disponíveis nas redes da Frente. Confira na integra:

Facebook:   https://m.facebook.com/CLPBrasil/

Youtube: https://bit.ly/3gpDrR6