Termina amanhã (30/9) o prazo para realização da prova de vida

449

Nesta quinta-feira (30/9), encerra o prazo para a realização da prova de vida dos servidores públicos aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Poder Executivo Federal, referente ao ano de 2020 e ao período de janeiro a junho de 2021.

O procedimento é essencial para evitar o corte no pagamento da remuneração. A prova de vida, que ficou suspensa desde março de 2020 como medida de proteção contra o contágio pela Covid-19, voltou a ser exigida a partir do dia 1º de julho deste ano.

Quem ainda não realizou a comprovação, pode seguir os seguintes passos:

Realizar a prova de vida digital, por meio de aplicativo no celular – Para a prova de vida digital, o beneficiário precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), além de ter instalado em seu celular os aplicativos SouGov.br e Gov.br.

O procedimento será iniciado pelo SouGov.br e, em seguida, deverá ser efetuada a validação facial no aplicativo Gov.br. Todas as etapas serão indicadas na tela do celular, por meio do serviço prova de vida. Depois, o beneficiário deverá acompanhar a situação da comprovação de vida pelo aplicativo SouGov.br.

Comparecer presencialmente  Para a prova de vida presencial, o beneficiário deve comparecer a qualquer agência do banco onde recebe o pagamento, munido de documento de identificação com foto.

Independente do canal em que foi realizada a comprovação de vida, o beneficiário pode acompanhar a situação no SouGov.br, tanto pelo aplicativo como pelo computador. Em qualquer desses canais é possível também obter o comprovante e receber notificações para lembrar o prazo da realização da Prova de Vida.

Com informações do Portal do Servidor.