Ato público dos servidores reúne multidão contra reforma administrativa

550

Em coro de “nós não somos parasitas”, centenas de servidores públicos lotaram o auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, no ato político “Pela Valorização do Serviço Público no Brasil”, realizado nesta quarta-feira (12/2), pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, em conjunto com as centrais sindicais e entidades representativas da sociedade civil. O presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes, esteve presente, acompanhado da vice-presidente de Assuntos Jurídicos, Maria Beatriz Fernandes Branco, e da vice-presidente de Assuntos Fiscais, Eucélia Maria Agrizzi Mergár.

“O evento é um marco na campanha da Frente contra a reforma administrativa, pretendida pelo governo federal, que representa um verdadeiro desmonte do serviço público do país, prejudicando diretamente o funcionalismo e a população, que tanto necessita de atendimento público de qualidade”, avalia Décio Lopes.

Para a deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA), uma das coordenadoras da Frente Parlamentar, os recentes ataques do governo são muito duros para os servidores. “É um ataque difuso, numa fusão para nos dispersar. Fazem factoides e usam essa tática de saturação para nos enfraquecer. Os serviços públicos estão sendo, maquiavelicamente, terceirizados, quarteirizados, privatizados e entregues em mãos que não tem compromisso com a assistência à população brasileira”, disse a parlamentar, durante abertura do ato político.

Ela defendeu ainda a valorização dos servidores e enfatizou que o momento exige união. “Precisamos ter unidade, com as mesmas bandeiras e com ideias diferentes. Mas, precisamos tecer a unidade na busca desse enfrentamento, pois não podemos perder as carreiras, as conquistas, nem os concursos públicos”, completou.

Diversos parlamentares também estiveram presentes e se revezaram na tribuna, ocasião em que criticaram as falas pejorativas do ministro da Economia, Paulo Guedes, em relação aos servidores públicos, quando chamou de “parasitas” o funcionalismo. Como resposta, a ANFIP publicou uma nota de repúdio às declarações. Confira aqui.

A coordenação da Frente conta ainda com o deputado Danilo Cabral (PSB/PE) e com os senadores Paulo Paim (PT/RS) e Zenaide Maia (PROS/RN).

Também esteve presente no ato político pela Fundação ANFIP, a presidente Margarida Lopes de Araújo e a diretora de Estudos, Planejamentos e Projetos, Nilza Garutti, e o assessor de Estudos Socioeconômicos da ANFIP, Vilson Antonio Romero.

Na parte da tarde, dando continuidade às atividades, acontece o seminário “Reforma Administrativa: Desmonte do Estado como Projeto”, que conta com palestras dos especialistas Félix López (sociólogo), José Celso Cardoso Jr. (economista) e Paulo Kliass (economista). Confira aqui.

O seminário está disponível no site da Câmara dos Deputados, o conteúdo completo está aqui.