Caderno 21 da Reforma Administrativa aborda o tema da educação superior

345

Lançado nesta quinta-feira (27/5), o Caderno 21 da Reforma Administrativa, série de análises realizada pelo Fonacate (Fórum Nacional de Carreiras Típicas de Estado), em parceria com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil), aborda o tema “Educação Superior Pública sob Ameaça”. O texto mostra as ameaças e impactos recentes do processo de institucionalização do ensino superior, revelando como o processo de corte de gastos e de inversão de valores republicanos têm afetado a educação do país.

A publicação tem como autores o deputado Israel Batista (PV/DF), presidente da Frente Servir Brasil; de Ana Luiza Matos de Oliveira, mestra e doutora em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp; e Arthur Welle, mestre em Relações Sociais pela Unicamp e doutorando em Teoria Econômica – IE/Unicamp.

“A austeridade e o autoritarismo têm dado duros golpes à educação superior pública no Brasil. A reforma administrativa é mais uma ameaça no horizonte, que se soma à desvalorização estrutural e até mesmo à perseguição”, aponta o estudo. Para o deputado Israel Batista, as universidades brasileiras nunca estiveram tão ameaçadas. “Ameaça de cortes, de fechamento de universidades respeitáveis, como a UFRJ. É preciso desfazer certos mitos. Há um trabalho diuturno para acabar com o prestígio das universidades. A gente lança este estudo para responder perguntas importantes e para mostrar onde está a falácia e o dado retorcido”, argumentou o parlamentar.

Confira AQUI a publicação.