Entidades que integram o Fórum Nacional de Carreiras de Estado (Fonacate) reuniram-se nesta terça-feira (10/10), em formato híbrido, para analisar várias pautas relacionadas aos servidores públicos. Pela ANFIP, participou o vice-presidente de Estudos e Assuntos Tributários, Gilberto Pereira.
Os representantes decidiram, após debate, monitorar a implementação do concurso público unificado, chamado “Enem dos concursos” – em que os candidatos poderão concorrer a vagas em diferentes órgãos federais, pagando uma única taxa de inscrição e realizando somente uma prova –, para então avaliarem a efetividade do projeto.
Outro ponto discutido foi a participação na Mesa Nacional de Negociação Permanente. Na visão dos dirigentes, o processo de negociação está lento, podendo indicar certo protelamento por parte do governo em relação à aprovação de propostas. No entanto, o grupo seguirá aperfeiçoando as estratégias, na tentativa de avançar em pautas de maior aceitabilidade, como a liberação para mandato classista. Para isso, será criado um grupo responsável por elaborar a proposta e tomar a frente nas tratativas.
O presidente do Fonacate, Rudinei Marques, informou ainda que, neste mês, acontece uma nova rodada do ciclo de debates “Nova Agenda para a Reforma Administrativa”, desta vez tratando da força de trabalho na administração pública. A iniciativa, que surge para apresentar contrapontos à PEC 32/2020, propõe a construção de medidas que contribuam, efetivamente, para o aperfeiçoamento da máquina pública.