Imposto de Renda: Agafisp prorroga plantão até o final de maio

411

Com a publicação, em 12 de abril, da Instrução Normativa RFB nº 2020/2021, o prazo final de entrega da declaração de ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física, exercício 2021, ano-calendário 2020, foi alterado para 31 de maio de 2021.

A prorrogação do prazo para entrega do Imposto de Renda, segundo a Receita Federal, foi promovida como forma de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19).

A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional.

Assim, a Receita Federal contribui com os esforços do Governo Federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação da doença.

Diante disto, a Agafisp, como tem feito costumeiramente todos os anos, segue disponibilizando o plantão de apoio ao preenchimento da Declaração Anual, através do vice-presidente José Amilton Vieira Freire.

O diretor informa que, ao procurar os meios digitais ou o contato telefônico para orientação, os associados devem ter consigo os documentos mínimos para serem informados:

  • Informes de rendimentos de instituições financeiras, inclusive corretora de valores;
  • Informes de rendimentos de salários, pró-labore, distribuição de lucros, aposentadoria, pensão etc. Neste exercício, teremos dois informes: um fornecido pelo Ministério da Economia (período 01 a 08/2020) e outro expedido pelo DECIPEX-Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgão Extintos (período de 09 a 12/2020);
  • Informes de rendimentos de aluguéis de bens móveis e imóveis recebidos de pessoas jurídicas;
  • Informações e documentos de outras rendas recebidas no ano, como pensão alimentícia, doações e herança;
  • Informe de pagamentos às instituições de ensino e planos de saúde: Geap, Unimed.

Dos bens e direitos, devem estar à mão:

  • Documentos que comprovem a compra e a venda de bens e direitos;
  • Cópia da matrícula do imóvel e/ou escritura de compra e venda;
  • Boleto do IPTU de 2020;
  • Contratos sociais de empresas em que o contribuinte seja sócio.

O plantão poderá ser agendado pelo (51) 99218-6256 (Fone/WhatsApp) e (51) 3224-4355 ou pelos e-mails financeiro@agafisp.org.br e agafisp@agafisp.org.br.

Fonte: Agafisp