ANFIP recebe visita do economista Raul Velloso

275

O presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes, e o vice-presidente Executivo, Márcio Humberto Gheller, receberam nesta terça-feira (2/3), na sede da ANFIP, o economista Raul Velloso, presidente do Fórum Nacional Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae).

Na oportunidade, conversaram sobre conjuntura econômica e, especialmente, sobre a Previdência pública, foco dos estudos de Velloso, que é do Banco do Brasil e atuou durante muitos anos no governo. O tema será abordado em eventos do Fórum, motivo pelo qual a ANFIP foi convidada para contribuir com os debates. “Vivi em uma época [no Ministério do Planejamento] em que tínhamos metas de crescimento da economia. Meu foco é crescimento e investimento, removendo os obstáculos que impedem o cumprimento deste objetivo. A gente vê a falta que investimento faz”, disse Velloso.

Décio Lopes enfatizou que a “causa de tudo é a falta de investimento”. Conforme definiu o presidente: “investimento gera emprego, emprego gera renda, renda gera consumo, consumo gera produção e produção gera investimento. Isso é sinônimo de crescimento econômico. O problema é que não temos planejamento para investimento”. Conforme explicou o presidente, prova disso é que o governo concede renúncias fiscais sem avaliar as consequências e isso agrava a crise fiscal.

Sobre o evento, Velloso explicou que será realizado em março e, caso seja do interesse da ANFIP, abrirá um painel para aprofundar os debates sobre a Previdência pública, especialmente dos estados e municípios.