O vice-presidente Executivo, Gilberto Pereira, esteve presente na reunião do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), ocorrida nesta quarta-feira (13/3), de forma híbrida, sendo presencialmente em Brasília, na sede do MCCE.
Com participação dos demais representantes das entidades que integram o Movimento, o encontro debateu as eleições municipais de 2024, com foco na luta contra a corrupção e na defesa da transparência, além da promoção de ações para incentivar a participação popular nas consultas públicas que devem ocorrer durante este ano.
Também foi pauta da reunião a criação de uma instituição de juristas especialistas em direito eleitoral e a análise do Código Eleitoral brasileiro.
Para a ANFIP, é fundamental a cooperação e protagonismo das entidades para coibir práticas ilícitas e garantir a lisura dos processos democráticos. A Associação segue comprometida em contribuir ativamente para o fortalecimento das instituições e para a construção de um ambiente político mais ético e transparente.
Em 2024, serão realizadas eleições municipais, no dia 6 de outubro, para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Um eventual segundo turno ocorrerá no dia 27 de outubro.