ANFIP participa da abertura do III Conacon

132

O III Conacon – Congresso Nacional da Carreira de Finanças e Controle, promovido pelo Unacon Sindical, traz nesta edição um tema crucial para o serviço público: “A carreira de Finanças e Controle no novo ciclo político brasileiro”. Com vistas a tratar da reconfiguração do Estado, responsabilidade fiscal, combate à corrupção e democracia, a conferência magna de abertura do evento, realizada nesta quarta-feira (27/11), foi apresentada pelo professor de Direito da PUC-RS e UFRGS, Juarez Freitas. O presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes, acompanhou a solenidade.

O futuro do servidor público foi amplamente discutido pelo especialista, que enfatizou a governança digital aliada ao controle do serviço administrativo. “É importante explicar que, apesar de a inteligência artificial estar cada vez mais presente no âmbito profissional, o ser humano nunca será substituído. A desburocratização radical nos órgãos públicos significa também maior proximidade do servidor com o cidadão, não necessariamente o contrário”, disse Juarez Freitas.

Na oportunidade, os participantes puderam discutir os desafios colocados às finanças públicas, ao controle interno, à transparência e a participação social na gestão pública.

Na opinião do presidente Décio Lopes, ao comentar sobre a conferência magna do professor Juarez Freitas, em relação à reforma Administrativa, disse que “realmente o enfraquecimento do Estado não garante a estabilidade da economia, haja vista que, no fundo, muitas vezes é exatamente o Estado que impulsionará a atividade econômica”.

O III Congresso Nacional da Carreira de Finanças e Controle tem palestras abertas ao público até sexta-feira (29/11), no centro de eventos do B Hotel, em Brasília.