ANFIP participa de live da Condsef sobre a crise nacional

99

O assessor de Estudos Socioeconômicos da ANFIP, Vilson Antonio Romero, acompanhou a live realizada pela Confederação de Trabalhadores no Serviço Público (Condsef), realizada nesta terça-feira (26/5), sobre os efeitos e os desafios impostos com a pandemia da Covid-19, com participação da secretária sub-regional da Internacional dos Serviços Públicos no Brasil (ISP), Denise Motta Dau.

A ISP é uma federação sindical global que representa 20 milhões de trabalhadoras e trabalhadores que prestam serviços públicos vitais em 163 países. Atua na defesa dos direitos humanos, da justiça social e na promoção do acesso universal a serviços públicos de qualidade. A ISP trabalha com o sistema das Nações Unidas e em parceria com o trabalho, a sociedade civil e outras organizações.

Na live, a dirigente da ISP abordou a segurança dos profissionais que estão na linha de frente do combate à doença e chamou atenção para a necessidade de forte investimento em políticas públicas no mundo. No Brasil, ela demonstrou preocupação com as ações do governo federal e projetos recentes aprovados no Congresso Nacional que vão em direção contrária a essa necessidade.

Denise Dau também aproveitou para apresentar a campanha “Trabalhadores protegidos salvam vidas”, que reúne dados sobre os trabalhadores que estão atuando contra a pandemia. A secretária disse que o Brasil é o segundo país com maior número trabalhadores da saúde contaminados e mortos, tendo superado Espanha e Itália, juntos.

Vilson Romero ressalta que, “com a pandemia, percebemos que a Seguridade Social (nosso Estado do Bem-estar Social tupiniquim) cada vez mais é fundamental para mitigar o sofrimento do Brasil desigual”.

Ele aproveitou para saudar a entidade organizadora do debate virtual: “Saudamos a iniciativa da Condsef, entidade que congrega importante segmento dos servidores públicos federais, pela possibilidade de seguir nos debates acerca das crises sanitária, econômica e política que o Brasil atravessa nestes dias conturbados”.

Também participou da videoconferência a ex-ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e, na mediação, a adjunta da Secretaria de Política Sindical e Formação da Condsef, Elna Melo.

A íntegra da live pode ser acessa AQUI.