Entidade presente no Fórum pela Redução da Desigualdade

298

O Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade, composto pela ANFIP, Cofecon e outras 24 instituições de todo o Brasil, promoveu nesta sexta-feira (14/12) o Seminário Reestruturação da Seguridade Social e da Educação. O evento, que teve participação gratuita, aconteceu em Brasília, no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).

Representando a ANFIP, estiveram presentes no seminário a vice-presidente de Relações Públicas, Maria Aparecida Fernandes Paes Leme, o vice-presidente de Aposentadorias e Pensões, José Avelino da Silva Neto, e a Auditora Fiscal e associada da ANFIP, Rita Felicetti.

“A ANFIP está empenhada na luta pela manutenção dos direitos sociais e no combate às desigualdades em nosso país. Hoje mesmo, o nosso presidente, Floriano Martins de Sá Neto, esteve reunido com o futuro secretário da Previdência do próximo governo, Leonardo Rolim, para tratar das questões de proteção do nosso Sistema Previdenciário. Essa é uma luta de todos nós, representantes das entidades de classe, e que sempre esteve na pauta prioritária da ANFIP”, destacou Maria Aparecida.

Na primeira mesa, realizada pela manhã, o seminário debateu a reestruturação do sistema de proteção social, com coordenação do economista Guilherme Delgado, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os temas incluíram o financiamento, seguridade, previdência, assistência e saúde, explanados pelos especialistas José Celso Cardoso, Milko Matijascic e Fátima Sousa. O evento continuou no período da tarde, com a segunda mesa discutindo a reestruturação do Sistema de Educação Pública, coordenado pela Regina Pedroza (CFP).

Durante o encontro, Rita Felicetti destacou que é preciso haver uma união mundial dos governos que pare esta sangria desmedida de mercado. “É necessário ter em mente que o que vale mais é o ser humano, não existe mais ouro para dar lastro. Precisamos pensar que o mundo pode ser de abundância e felicidade se houver união, se olhar o ser humano”, explicou.

O Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social tem como principal objetivo a redução da desigualdade social no Brasil, através da mudança do modelo tributário, além de preservar e ampliar os direitos sociais; preservar e ampliar políticas de valorização do trabalho e de educação; reforçar a função social do Estado; e ampliar a democracia e a participação do social.