Confira se seus dados foram utilizados para abrir conta ou pedir empréstimo

885

Após o vazamento de dados detectado pela empresa de cibersegurança Psafe, foram abertos caminhos para diversos golpes virtuais, inclusive o surgimento de sites que prometem a possibilidade de consultar se seus dados foram vazados.  Porém, se ainda não tinha seus dados vazados, pode ter a partir do momento em que fornecer suas informações para plataformas duvidosas.

A utilização dos dados pode trazer prejuízos reais, quando terceiros usam os dados para abrir contas bancárias, chaves Pix e fazer empréstimos em seu nome. Um caminho para contornar a situação, de forma segura, é o Registrato, sistema do Banco Central (BC) que fornece consultas online do histórico de pessoa física ou jurídica em bancos e financeiras. Entre as informações que podem ser levantadas, estão a abertura de contas bancárias (ativas ou inativas), dívidas (liquidadas ou em aberto) e envios de dinheiro para o exterior.

A ANFIP alerta que os associados devem estar atentos, pois criminosos podem utilizar os dados para golpes dos mais variados tipos. Outra modalidade de golpe é o envio de boletos cobrando por serviços não prestados ou bens não adquiridos. Há relatos de pessoas que receberam boletos falsos de operadoras telefônicas contendo todos os dados pessoais do usuário. Nesse caso, basta o consumidor entrar diretamente no site da operadora e verificar a situação, sem acessar nenhum link suspeito.

Confira como utilizar o sistema Registrato:

Cadastro

O cidadão deve credenciar-se no site do Banco Central. É preciso clicar em pessoa física e escolher uma das formas de credenciamento.

Credenciamento com internet banking (aplicativo ou site do seu banco)

1-    Acesse o site (aqui) e preencha todos os dados para gerar a frase de segurança.

2-    Em seguida, o usuário deverá abrir, em outra aba do navegador, o site do banco informado anteriormente.

3-    Na página do banco, basta buscar pela opção “Registrato” e colar a frase de segurança. O sistema pedirá a senha de seis dígitos da conta corrente. Caso não faça o procedimento em até 48 horas, o cliente deve gerar uma nova frase de segurança no site do BC.

4-    Após validar a frase de segurança no site do banco, o usuário deve retornar ao site do BC e concluir o cadastramento, clicando no botão “Próximo”.

5-     No site do BC, o cliente deve digitar novamente o CPF, a frase de segurança e selecionar a instituição financeira. Em seguida, a página pedirá para informar um endereço de e-mail e criar uma senha de oito dígitos.

6-    Basta rolar a página e clicar no botão “concluir credenciamento”. Caso o procedimento dê certo, aparecerá uma janela com a opção “Acessar Registrato”.

Credenciamento com o celular

1-    Acesse o aplicativo do seu banco pelo tablet ou celular, procure a opção Registrato e obtenha o PIN (código para cadastramento).

2-    Conclua o credenciamento clicando aqui e informando os seus dados e o PIN.

Consulta

1- Concluído o cadastro, o cidadão pode entrar no site do Registrato e consultar o histórico de relacionamento com instituições financeiras. Basta usar o CPF e a senha criada anteriormente para fazer o login.

2- A página do Registrato oferecerá as opções “Meus endividamentos”, “Meus relacionamentos financeiros” e “Minhas operações de câmbio”. Em cada um desses painéis é possível gerar um relatório.

3-    É preciso aceitar os termos de responsabilidade em cada painel. A tela exibirá todos os relatórios gerados nos últimos seis meses.

4-    Se o cliente quiser, pode baixar o relatório de operações cambiais em arquivo PDF, mas o arquivo leva até dois dias úteis para ser oferecido pelo Registrato.

Com informações da Agência Brasil.