Educação de qualidade é tema do 5º episódio da minissérie Nosso Estado

289

A minissérie virtual Nosso Estado teve seu 5º episódio nesta quinta-feira (29/10), trazendo ricos debates acerca da importância da educação de qualidade para a evolução do Estado brasileiro. O programa, apresentado por Umberto Goularte e mediado por Sérgio Lerrer, recebeu para palestrar sobre o assunto Edward Madureira Brasil, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); Nilton Brandão, presidente da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais (Proifes); e Heleno Manoel Gomes, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

O presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes, fez a abertura do evento, afirmando que a educação é a mola propulsora do desenvolvimento econômico e social. “Um povo sem acesso à educação é um povo sem história e que não tem oportunidade de progredir”, lamentou.

Décio Lopes defendeu a promoção do avanço científico e enfatizou a necessidade de viabilização, por parte do Estado, de uma “educação de qualidade que seja acessível a todos, e não apenas para aqueles que têm condições financeiras de pagar uma escola particular”. Para ele, é um momento de discussão extremamente necessário, pois se o país não proporciona ao cidadão o desenvolvimento intelectual, físico, emocional e cultural, estaremos em uma sociedade com inúmeros necessitados que, infelizmente, acabam se tornando uma massa de manobra política.

Na oportunidade, o presidente também alertou que, em breve, o Congresso Nacional deve discutir o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021, e é importante que a sociedade esteja atenta aos valores que serão definidos para a área da educação.

A live completa pode ser assistida pelo canal da ANFIP no YouTube.