Fórum pela Redução da Desigualdade Social atua contra insegurança alimentar

319

Diversas lideranças de entidades de classe e movimentos sociais participaram, nesta terça-feira (13/7), da reunião do Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social no Brasil. Pela ANFIP, estiveram presentes o vice-presidente, Márcio Humberto Gheller e o assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Antonio Romero, além da associada Rita Felicetti.

Os participantes discutiram a importância do combate à insegurança alimentar lembrando a necessidade de sensibilização dos membros do parlamento. Será produzida uma nota pelas entidades civis participantes, para alertá-los sobre este grave problema decorrente da pandemia e sobre a repercussão das consequências da desigualdade de distribuição de renda, além de reafirmar objetivos fundamentais da República previstos na Constituição de 1988.

Foram analisadas ainda duas minutas de nota pública sobre a importância da distribuição do auxílio emergencial, elaboradas pelo grupo de trabalho do Fórum responsável pelo tema, e sugeridas alterações de aprimoramento do texto. O documento defende a promoção de amplo debate sobre o tema e aponta dados estruturais que traduzem o atual cenário socioeconômico nacional, incluindo informações sobre desemprego, extrema pobreza, fome, inflação, aumento dos juros, estabilidade cambial e outros.

Os presentes também abordaram as ações referentes ao eixo de trabalho n° 5 do Fórum, que tem por objetivo: combater o sistema político responsável pela reprodução da desigualdade social; implementar uma reforma política; e combater toda forma de desigualdade e a opressão às minorias. O Grupo está mobilizando esforços para constituir uma frente parlamentar pela redução da desigualdade social no Brasil.