Fórum pela Redução da Desigualdade Social define estratégias para 2021

365

O assessor de Estudos Socioeconômicos da ANFIP, Vilson Antonio Romero, participou nesta quinta-feira (10/12) da reunião do Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social no Brasil.

A reunião foi coordenada pelo conselheiro e ex-presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Wellington Leonardo da Silva, e contou com a presença de dezenas de lideranças de entidades de classe e movimentos sociais. Na oportunidade os representantes apresentaram as ações realizadas nos últimos dias e sugeriram iniciativas para o plano de atividades do Fórum para 2021.

Foi deliberada a criação de grupos de trabalho para dar continuidade às ações pendentes de 2020. Entre as demandas do primeiro grupo estão a constituição da frente parlamentar pela redução da desigualdade social no Brasil e a execução do eixo de trabalho n° 5 do Fórum, que tem por objetivo: combater o sistema político responsável pela reprodução da desigualdade social; implementar a reforma política; e combater toda forma de desigualdade e a opressão às minorias. Já o segundo grupo de trabalho irá atuar contra o PL 3.877/20, que trata da remuneração diária da sobra de caixa dos bancos.

Vilson Romero apresentou aos representantes um breve relatório das atividades da Jornada de Lutas contra a Reforma Administrativa, em defesa do auxílio emergencial, da democracia e autonomia das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), promovida esta semana pela Frente Parlamentar Mista do Serviço Público em parceria com o Fórum Nacional das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

Entre as diversas entidades que compõem o Fórum estão a Auditoria Cidadã da Dívida (ACD); União Sindical dos Trabalhadores (UST); Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef); e a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae).

A próxima reunião do grupo acontece no dia 9 de fevereiro.