Golpistas aproveitam pandemia para aplicar mais golpes

468

Associados, a ANFIP reitera a importância de alertar sobre os golpes aplicados por estelionatários. Como já informamos, as maneiras utilizadas pelos criminosos para ludibriar as pessoas de bem são as mais diversas. Por isso, sempre desconfie de ligações e mensagens (e-mail, SMS e WhatsApp) que envolvam dinheiro. O intuito do golpe é fazer com que a vítima realize depósitos ou transferências bancárias. Uma vez que o valor é repassado, as chances de recuperação são mínimas, praticamente inexistentes.

Os golpes mais utilizados estão associados a:

– Fundo de previdência.

– Ações da GDAT.

– Falso boleto.

– Falso sequestro.

– Falsas campanhas.

– Amigo ou familiar que sofreu acidente e precisa de dinheiro.

NÃO FORNEÇA DADOS PESSOAIS em qualquer hipótese e tenha bastante atenção antes de abrir qualquer arquivo em seu celular ou computador, cheque nas páginas oficiais do governo ou de empresas indicadas na mensagem se elas tratam publicamente do conteúdo abordado.

 A Associação ALERTA novamente: a ANFIP NÃO liga diretamente para os associados NEM ENVIA mensagens pelo WhatsApp ou por qualquer outra rede social para informar sobre tramitação de processos judiciais ou valores a receber. Ao receber ligações que envolvam nomes de colegas, desligue! Em seguida, ligue para o seu colega associado ou para algum familiar dele para se certificar do estado de saúde e da localização do amigo. A ANFIP também recomenda que as pessoas façam um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima, pois a Associação não tem competência para tomar qualquer ação de cunho investigativo.

Fiquem atentos!