IRPF: Declaração de 2021 tem mais de um comprovante de renda para aposentados e pensionistas

1048

O Ministério da Economia já disponibilizou os comprovantes de rendimentos dos servidores aposentados e dos pensionistas, para a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) relativo a 2020.

Os beneficiários que migraram em 2020 para o Departamento de Centralização de Serviços de Inativos e Pensionistas (Decipex), irão dispor de mais de um comprovante de rendimentos e terão que gerar a declaração referente a todas as fontes pagadoras, mudando o vínculo no sistema ao emitir cada uma.

A mudança de vínculo é decorrente da centralização, que ocorre de desde maio de 2019 e tem por objetivo a padronização do processo de concessão de aposentadoria e de pensão, implantação de novo modelo de atendimento de pessoal e a digitalização do acervo documental.

Para obter os comprovantes, basta acessar o site do Sistema de Gestão e Acesso (aqui) ou o aplicativo Sigepe Mobile nos dispositivos móveis e buscar o ícone “Comprovante de Rendimentos”. Confira abaixo o passo a passo, disponibilizado pelo Decipex, para a emissão dos documentos referentes aos dois vínculos. Você também pode baixar o arquivo aqui.

Comprovante de Rendimento