MCCE debate pautas relacionadas à segurança eleitoral

271

Nesta quarta-feira (15/12), o assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Antonio Romero, representou a ANFIP na 11ª reunião ordinária do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). O encontro se deu nos formatos virtual e presencial e contou com a presença de entidades parceiras, líderes sindicais e movimentos sociais que compõem a rede de atuação do Movimento.

Durante o encontro, os participantes debateram pautas de influência direta no sistema político e eleitoral brasileiro, incluindo a tramitação do PNR 04/2021, que cria novas regras para execução de emendas do relator do Orçamento, envolvidas com o “orçamento secreto”; atualizações sobre o fundo eleitoral e a elaboração de cartilhas informativas para as Eleições de 2022.

De acordo com Vilson Romero, é necessário investir em trabalhos educativos sobre a importância do voto, a fim de estimular a participação popular nas decisões congressuais. “Diante da polarização que estamos enfrentando, nós temos que orientar o nosso eleitor, sem tomar posição partidária. Temos uma série de nuances que devemos esclarecer aos cidadãos. É um desafio que faz parte do nosso ideário”, concluiu.