Suspensão de prova de vida de aposentados e pensionistas é prorrogada até junho

491

O governo publicou, nesta terça-feira (16/3), no Diário Oficial da União a Instrução Normativa n° 32/21, que adia até junho a obrigatoriedade de comprovação de vida dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A suspensão teve início em março de 2020 e desde então vem sendo prorrogada como medida preventiva para combater a disseminação do coronavírus. Confira o documento completo aqui.

Prova de vida digital

Em 23 de fevereiro foi ampliado o projeto-piloto de prova de vida digital, disponibilizando o serviço para cerca de 5 milhões de beneficiários do INSS. O projeto tem por objetivo tornar dispensável o comparecimento às agências e órgãos de origem, trazendo mais praticidade e segurança ao procedimento e mais comodidade aos beneficiários.

Para ter acesso ao serviço exclusivo, os convidados deverão ficar atentos aos comunicados disponibilizados na Central de Mensagens do Sigepe, bem como nos e-mails cadastrados no site.  Após a confirmação da participação, é necessário fazer o download dos aplicativos Sigepe Mobile e Meu Gov.Br, disponíveis nas plataformas Play Store e Apple Store.

Veja aqui o tutorial de como realizar a prova de vida digital.