XXVIII CN: Lançamento oficial da Análise da Seguridade Social 2020

739

Nesta terça-feira (9/11), durante a XXVIII Convenção Nacional, foi lançado o livro Análise da Seguridade Social 2020, que apura, detalha e reflete ações relacionadas à Previdência e Assistência Sociais, Trabalho e Saúde. O estudo contribui para a promoção de políticas públicas funcionais no Brasil, considerando, especialmente nesta edição, o contexto pandêmico e seus impactos no país.

Para o coautor Crésio Pereira de Freitas, vice-presidente de Assuntos da Seguridade Social da ANFIP, apesar da linguagem técnica, basta fazer uma leitura atenta para entender quão importante o sistema de proteção social é para a sociedade brasileira. Crésio agradeceu os colegas autores, a equipe técnica e demais colaboradores do estudo, e convidou a todos a conferirem a publicação. “Este livro é feito para vocês, para que possam argumentar a favor da Seguridade Social e do trabalho da ANFIP. Este não é um livro para ficar encostado em um canto. É bom ler, é bom tentar entender o que está lá”, concluiu.

Margarida Lopes de Araújo, presidente da Fundação ANFIP, fez uso da palavra para compartilhar alguns dos desafios impostos pela pandemia durante a produção do livro, superados com muita união e sucesso. “Esta publicação é uma das coisas mais importantes que a ANFIP faz, porque é um trabalho de fôlego, um trabalho profundo e que serve como subsídio para muitas entidades e parlamentares”. Ela aproveitou para agradecer o empenho de todos os envolvidos com o estudo e colocar a Fundação ANFIP à disposição para futuros projetos.

Em sua exposição, Vanderley José Maçaneiro, assessor de Estudos Socioeconômicos da ANFIP, esclareceu que “desde o final dos anos 90 a ANFIP vêm editando a Análise, com algumas inovações e agregações, sempre com o intuito de trazer aos associados e à sociedade brasileira uma informação clara, objetiva e de qualidade”. Ele reforçou o convite à leitura, ressaltando que a cada edição a Entidade busca acomodar a linguagem técnica para que o livro seja mais acessível e possa ser melhor lido e compreendido.

O coordenador do estudo afirmou ainda que a edição deste ano não se limita a uma simples “radiografia” dos recursos arrecadados para financiar a Seguridade, bem como sua aplicação. “O objetivo da publicação é bem maior, é fazer um verdadeiro diagnóstico, tipo causa e efeito; verificando, entre outras coisas, o mercado de trabalho, a política macroeconômica e os seus reflexos no resultado da Seguridade Social”, encerrou.

Confira AQUI a publicação. Vale lembrar que todos os associados têm direito ao exemplar impresso, enviado gratuitamente ao endereço cadastrado no sistema da ANFIP. Para isso, basta enviar uma solicitação para o e-mail protocolo@anfip.org.br.