VivaPrev é primeira do setor previdenciário, no Brasil, a conquistar a ISO de inovação

658

A Fundação Viva de Previdência (VivaPrev), da qual a ANFIP é instituidora, é pioneira no segmento previdenciário a conquistar a ISO 56.002, no Brasil. Trata-se de uma norma internacional de sistema de gestão da inovação. No país, apenas seis empresas brasileiras, de outras áreas de atuação, possuem a certificação. De acordo com a Palas, consultoria brasileira de inovação e gestão pioneira dessa norma, responsável pela implementação do projeto na Viva, estima-se que aproximadamente 200 empresas tenham sido certificadas com a ISO da inovação, no mundo.

“Nos últimos anos, com as transformações culturais que adotamos na entidade, a Viva tem se tornado referência inovadora no mercado. Assim, decidimos focar neste projeto, para desenvolver o sistema de gestão da inovação. Iniciamos o processo de certificação da ISO 56.002, em julho de 2021, montando um comitê de inovação, com gestores e colaboradores da Viva, para estudarmos todos os conceitos referentes à norma e como poderíamos colocá-los em prática, na rotina de trabalho da fundação”, explica o diretor de Clientes e Inovação da Viva, Nizam Ghazale.

Baseada em oito princípios – abordagem por processos, realização de valor, direção estratégica, liderança com foco no futuro, adaptabilidade e resiliência, gestão de insights, gestão de incertezas e cultura colaborativa, o objetivo da norma é desenvolver a cultura de inovação nas empresas, com gestão e engajamento, de forma periódica, sistemática e focada na geração de valor.

Com o mote “Transformação, com inovação”, o projeto ganhou nome InovaVIVA e cumpriu o objetivo de envolver todo o time da fundação, por meio de campanhas de endomarketing, com informativos sobre a norma, evento, quiz e gamificação. Todas as etapas foram avaliadas por auditoria, que encaminhou a carta de recomendação da Viva, para a tramitação internacional, que gera a certificação ISO 56.002.

“O comitê de inovação da Viva trabalhou intensamente, durante esses oito meses de preparo, sempre baseado em pilares estratégicos, com visão inovadora para governança, gestão de produtos e serviços e, principalmente, na satisfação de clientes. Essa é uma grande conquista para a fundação!”, comemora Nizam.

Além da certificação ISO 56.002, a Viva conta também com o Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos, chancela que reconhece a qualidade da gestão de ativos dos planos administrados pela fundação. Somente 17 entidades são certificadas pelo programa de Autorregulação, liderado pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Sindapp) e Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Em 2021, a entidade recebeu também o Selo de Engajamento da Abrapp.

Outra conquista da fundação que merece destaque foi ser selecionada no processo de licitação para gerir o plano de previdência dos servidores públicos do município de Manaus. Cerca de 30 mil servidores da administração direta, dos poderes executivo e legislativo da capital amazonense, poderão aderir ao Plano Viva Federativo, voltado ao Regime de Previdência Complementar (RPC), para entes federativos.

A Viva tem se destacado também em processos de transferência de gerenciamento de planos de previdência. Neste ano, irá receber o Plano IBAprev do Instituto Brasileiro de Atuária, que reúne parte da categoria de atuários no Brasil e hoje tem a gestão da Petros. O atuário é o profissional especialista na administração de riscos, com conhecimentos em matemática e estatística, fundamental no mercado de previdência. O IBAprev é um plano que já se encontra em funcionamento. Com a transferência, a Viva irá assumir um patrimônio adicional de cerca de R$ 30 milhões, distribuídos entre 360 participantes.

Sobre

A Viva Previdência é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, sem fins lucrativos, comprometida com o futuro de mais de 53 mil participantes, por todo o Brasil. Multipatrocinada e multi-instituída, reúne uma carteira de planos associativos, empresariais e família. Com baixo custo de administração, a Viva oferece solução completa na gestão de planos de previdência. Atuando desde 1974 na gestão de planos de previdência complementar, a Viva acumula larga experiência, comprovada pelos excelentes resultados apresentados por toda a sua história (saiba mais AQUI).

Com informações da Viva Previdência.