ANFIP defende mudanças na PEC 6/2019

352

Em audiência na manhã desta sexta-feira (6/9), no escritório de Porto Alegre (RS), o senador Lasier Martins (Podemos) recebeu representantes da ANFIP, do Fonacate/Frentas e da Frente Gaúcha em Defesa da Previdência. No encontro, onde a ANFIP foi representada pelo assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Antonio Romero, foram apresentadas as reivindicações de alterações na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 e de aperfeiçoamento no texto da PEC 133/19 (PEC Paralela), que tratam da reforma da Previdência.

Romero ressaltou as preocupações com inúmeros aspectos considerados prejudiciais aos servidores públicos, como a progressividade e o percentual elevado dos descontos para a Previdência, a possibilidade de cobrança extraordinária, o valor das pensões, a extinção dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e a inacumulabilidade dos benefícios.

O senador manifestou a disposição de buscar a minimização das perdas na PEC Paralela, ressaltando que há um movimento forte no Senado Federal para que nada seja alterado na PEC 6/19. Por fim, pediu a colaboração das entidades com o estabelecimento das prioridades e argumentação para que ele e sua assessoria possam avaliar até o início da votação da proposta em Plenário.