ANFIP lança livro sobre Previdência e economia dos municípios

678

A ANFIP realizou o lançamento do livro “A Previdência Social e a Economia dos Municípios – 7ª Edição – Revisada e Atualizada” nesta quarta-feira (24/4), às 9 horas, na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados. A publicação, de autoria do Auditor Fiscal Álvaro Sólon de França, traz informações preciosas relativas aos recursos previdenciários com o propósito de reduzir as desigualdades regionais.

A audiência foi presidida pelo deputado federal Antônio Brito (PSD-BA), que destacou o trabalho da Entidade. Ele afirmou que a ANFIP se mantém presente no Congresso Nacional, divulgando seus estudos e projetos, sempre tão importantes para o embasamento do trabalho parlamentar.

Durante o lançamento, o presidente da ANFIP, Floriano Martins de Sá Neto, enfatizou o trabalho que a Entidade realiza ao lançar obras tão importantes, que subsidiam o debate sobre a Seguridade Social e de todos os demais direitos sociais. “Esta publicação está agora em sua 7ª edição, com dados muito novos. Ela é absolutamente relevante, principalmente em meio à discussão sobre a PEC 06/2019, e vem para determinar o impacto na economia dos municípios nesse contexto.”

Floriano Sá Neto também explicou sobre a temática do livro e principalmente sobre a  importância econômica dos municípios. “Nesse momento em que a PEC 06/2019 é apontada como a salvação do Brasil é importante trazermos um estudo qualificado e transparente que aponta qual é o impacto do sistema previdenciário na vida dos municípios. Não podemos nos esquecer que o cidadão brasileiro compra e trabalha no município, o que demonstra a dimensão de sua importância econômica, que agora está em jogo com a reforma da Previdência. A ANFIP reitera a sua transparência e compromisso com os números, fruto de um trabalho de muitos anos”, disse o presidente.

“Esperamos que as informações contidas neste estudo auxiliem na compreensão sobre o financiamento da Previdência Social e a sua importância no contexto social e econômico das famílias rurais, na economia dos municípios e nos benefícios que produz para toda a sociedade brasileira”, destacou a presidente da Fundação ANFIP, Aurora Maria Miranda Borges.

Álvaro Sólon de França falou sobre a importância de se realizar um debate consistente sobre o texto da PEC 06/2019, dada a importância do Sistema Previdenciário brasileiro. “Segundo dados do próprio governo, a Previdência retirou 30 milhões de pessoas da pobreza em 2017. Se não fosse a Previdência Social, o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Assistência Social, o Brasil estaria na barbárie social”, argumentou.

O lançamento da publicação contou com a participação da presidente do Conselho de Representantes da ANFIP, Tereza Liduína Santiago Félix, e dos vice-presidentes, Vanderley José Maçaneiro (Assuntos Fiscais), Luiz Cláudio de Araújo Martins (Política de Classe), Marluce do Socorro da Silva Soares (Política Salarial), Décio Bruno Lopes (Assuntos da Seguridade Social), José Avelino da Silva Neto (Aposentadorias e Pensões), Dejanira Freitas Braga (Cultura Profissional e Relações Interassociativas), Cesar Roxo Machado (Estudos e Assuntos Tributários), Carlos José de Castro (Administração, Patrimônio e Cadastro), Maria Aparecida Fernandes Paes Leme (Relações Públicas) e Ilva Maria Franca Lauria (Assuntos Parlamentares).

Leia aqui a versão digital ou baixe o livro.