ANFIP prestigia posse do novo presidente do INSS

237

O presidente Vilson Antonio Romero prestigiou a cerimônia de posse de Alessandro Stefanutto como novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nesta terça-feira (11/7), em Brasília. O ato foi publicado no Diário Oficial da União da última quarta-feira (5/7) e anunciado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Stefanutto assume o lugar de Glauco André Fonseca Wamburg, que estava no cargo desde fevereiro. O novo presidente era diretor de Orçamento, Finanças e Logística do órgão, desde março, e também participou da coordenação do grupo técnico de Previdência Social durante o governo de transição, no final do ano passado.

Formado em Direito na Universidade Mackenzie, de São Paulo, e mestre em Gestão e Sistemas de Seguridade Social na Universidade de Alcalá, em Madri, Stefanutto é procurador federal desde 2000. Foi procurador-geral do INSS entre 2011 e 2017, além de já ter trabalhado no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e na Receita Federal do Brasil (RFB), como técnico.

De acordo com Vilson Romero, o maior desafio do empossado no comando do INSS será diminuir a fila de 1,79 milhão de pessoas que aguardam atendimento, com mais de 101.192 pedidos que estão na fila da perícia entre seis meses e um ano – conforme dados de junho divulgados pelo ministério da Previdência Social.

Na tentativa de reduzir a fila da perícia médica, o INSS está organizando um mutirão, neste mês, que atingirá sete estados até agosto. Além da medida, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, já sinalizou a intenção de contratar mais de mil peritos e de realizar testes com teleperícia.

A ANFIP segue acompanhando a pauta, uma das bandeiras da Entidade, e deseja uma gestão profícua, em prol da preservação e do aperfeiçoamento do sistema de Seguridade Social e do desenvolvimento do país.