ANFIP saúda os 99 anos da Previdência Social e o Dia Nacional do Aposentado

461

Neste Dia Nacional do Aposentado, a ANFIP reitera seu reconhecimento e agradecimento aos trabalhadores brasileiros, especialmente aqueles que, após cumprirem sua longa jornada de dedicação e de empenho ao trabalho ativo, desfrutam da possibilidade da aposentadoria com a certeza do dever cumprido.

É com essa premissa que a Entidade parabeniza o associado Mário Borges do Amaral, o mais recente aposentado dos quadros da Associação, em nome de quem parabeniza todos os demais aposentados. Amaral, de Belo Horizonte, teve sua portaria publicada no dia 23 de dezembro de 2021, após quase 30 anos em atividade. Uma longa trajetória iniciada em 1993, no cargo de Fiscal de Contribuições Previdenciárias. Amaral se sente honrado de integrar o órgão que é a principal fonte de arrecadação do governo brasileiro. “É um órgão de suma importância para nossa sociedade”, afirma. Sobre a nova fase, é enfático: “estou muito satisfeito por estar desfrutando da minha aposentadoria. Tenho todo o tempo para dedicar à minha família, esposa, filhos e netos, uma verdadeira benção que Deus está me proporcionando”.

Além da possibilidade de se dedicar à família, a ANFIP lembra que esta é uma ótima oportunidade para se voltar a antigos hobbies e, também, à vida associativa. A Entidade tem em seus quadros verdadeiros talentos da música, literatura, artes plásticas e cênicas. Confira na galeria Talentos da Família ANFIP exemplos de aposentados que têm dedicado energia à produção artística e participado de nossas lives comemorativas.

A Associação reitera sua luta constante em defesa dos direitos de todos os cidadãos brasileiros e no aprimoramento do sistema de Seguridade Social.

Dia da Previdência Social – Nesta mesma data, o país celebra outro importante passo conquistado pelos trabalhadores brasileiros, a instituição da Previdência Social, por meio da edição do Decreto n° 4.682, de 24 de janeiro de 1923, conhecido como “Lei Eloy Chaves”.

Foi o início do desenvolvimento do sistema previdenciário brasileiro, nascido para abrir novos horizontes e para marcar uma nova fase na solução de questões sociais. Os 99 anos dessa história são marcados, de um lado, por reformas constantes e fortes pressões políticas e, por outro, por uma luta incansável de seus defensores.

Entre eles, está a ANFIP, que tem a sua trajetória diretamente relacionada à manutenção deste importante direito, que, com a Constituição Federal de 1988, passou a articular-se com outras duas fundamentais políticas, a da Assistência Social e a da Saúde, formando a chamada Seguridade Social.

Que o Dia da Previdência Social seja, acima de tudo, um dia de reflexão consistente sobre um sistema intimamente relacionado ao futuro da coletividade, ao alento à redução das desigualdades sociais e ao pleno exercício da cidadania e da justiça social.